quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Educação: um desafio de todos

...

Muito se discute sobre a qualidade da educação em nosso país, mas onde será realmente que esta a raiz do problema? No governo ou no interesse pessoal? De certo que cada um tem a sua parcela de responsabilidade desta grande defasagem.

Salários baixos pagos aos professores e uma grade curricular que precisa haver uma melhor qualidade e aperfeiçoamento e até mesmo a implantação de matérias de interesse de grande relevância social como por exemplo o estudo da constituição e dos direitos e deveres para não por parte dos maus intencionados a pratica da ingerência social e mesmo governamental, pois um povo instruído sabe como cobrar seus direitos com qualidade levando aos eleitos a um compromisso com maior seriedade.

Mas a base familiar é fundamental para que a qualidade da educação possa fluir em nosso país, pois quem quer vencer sabe lidar com todos os desafios, se fosse ao contrario não haveria grandes profissionais que vieram da escola publica e inclusive até um tempo atras era uma das melhores formas de ensino do país, com passar do tempo a dita qualidade fora entregue ao setor privado, mas isto não significa que o ensino publico mesmo na atual cadeia curricular e mesmo ao corpo docente mantem-se sim uma boa qualidade de ensino, mas e o interesse pessoal nisto tudo? 

Também para se alcançar essa qualidade é importante investir em infraestrutura do país, como o investimento na economia para atrair o emprego que é a segurança do pai de família, onde este poderá ter a segurança de poder não passar para seus filhos a responsabilidade do trabalho precoce que hoje retira grande parte das crianças dos bancos da escolas, onde muitos por necessidade se veem na necessidade de ir ao mercado de trabalho e na sua maioria da informalidade e mesmo na agressividade a sua saúde mental e física, pois muitos se expõem a vulnerabilidade da nocividade do tempo quanto a segurança e a saúde que perdem por praticar atividades incompatíveis com sua idade

Soube a pouco que uma escola pública onde estudei em 2006 sofreu com vandalismo por parte de seus alunos e inclusive explodindo com uma bomba na sala da diretoria, ou seja, quem explodiu? o governo? Então é importante fazer uma mea-culpa e enxergar que o problema é muito maior do que simplesmente qualificar somente os professores, pois eles mereciam ganhar o maior salario do que qualquer outra profissão, pois sem eles não haveria a autoridade máxima em nosso país, mas também é preciso reformar muitas questões físicas e acadêmicas e tornar a escola um lugar de bem estar, onde o aluno tenha a vontade de permanecer, como a realização de diversas oficinas permanentes de diversas áreas. Por isso é preciso sair um pouco mais das salas de aula e fazer uma grade escolar onde  os alunos possam praticar a cidadania e inclusive pode-se melhorar muitas questões na comunidade onde a escola faz parte e fazer da sociedade um grande ciclo virtuoso e assim poder resgatar o melhor da educação pública na qualidade que cada um traz em seu DNA.

Marcelo Passos

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário