"Quem é dono da casa que assuma suas responsabilidades, o desespero da senhora presidente é tão visível que agora tenta jogar a responsabilidade da sujeira do seu quintal no vizinho, ora quem não sabe que as BR's que cortam Minas Gerais é de responsabilidade federal e que é as rodovias que mais mata em nosso país são as BR's, enquanto governador Aécio Neves propôs ao então senhor Lula da Silva, então presidente a assumir a renovação das pistas federais e foi veementemente negado pelo planalto e o metrô então!? A CBTU pertence também a união, governo federal. A presidenta deve ter perdido as contas de quantas vezes veio a Minas anunciar as mesmas obras, agora chega né, o povo já esta cansado e cheio promessas, discursos e de perder seus entes nas estradas que incompetentemente ainda não estacionou o primeiro trator. Marcelo Passos."
Presidente também atacou Estado com relação à duplicação da BR-381 e pediu que cobrança seja estendida à administração estadual
“Na hora de pegar os recursos, todo mundo quer, mas, na hora de cobrar, só cobram do governo federal. Que cobrem também do governo de Minas”, criticou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (12) durante cerimônia de assinatura das ordens de serviços para as obras de duplicação da BR-381, em Ipatinga, no Vale do Aço. A presidente fez duras críticas ao governo do Estado, não apenas em relação ao atraso das obras na BR-381, mas também sobre as obras no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O governo do Estado respondeu com uma nota à imprensa em que devolve a responsabilidade à União.
“Aos que estão criticando o governo federal pelo atraso nas obras, por que não fizeram essas obras nos oito anos de governo estadual?”, enfatizou a presidente se referindo ao período da administração tucana em Minas representado primeiro por Aécio Neves e depois por Antonio Anastasia. Em nota, o governo de Minas esclareceu que a obra do Anel Rodoviário de Belo Horizonte "sempre foi e continua sendo de responsabilidade do governo federal. Como forma de tentar desemperrar a execução desta importante obra para a capital mineira – que foi prometida pelo governo federal desde 2003 –, o governo mineiro se ofereceu para elaborar o projeto de engenharia do empreendimento. O projeto foi concluído. No entanto, o Dnite (órgão federal) até o momento não liberou o DER/MG para fazer a licitação da obra", alfineta o texto. O governo de Minas ainda critica o governo federal pelos atrasos nas obras do metrô de Belo Horizonte.
A assinatura de Dilma Rousseff nesta segunda-feira em Ipatinga permite que as obras de duplicação da BR-381 possam ser iniciadas. Dos 11 lotes, ou seja, trechos da rodovia que estavam em fase de licitação, sete já foram contratados, dos quais cinco já receberam a ordem de serviços e dois já estão em fase de aprovação do projeto executivo. Os outros lotes ainda estão em negociação, já que as empresas responsáveis apresentaram valores muito mais altos do que o esperado para realizar as obras.
Comunicado
A assessoria do Partido dos Trabalhadores (PT) enviou uma nota logo após a cerimônia em Ipatinga, informando que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tentou tumultuar o evento, enviando jovens infiltrados. Confira o comunicado, na íntegra:
“Numa tentativa de tumultuar a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação da BR-381, a Juventude do PSDB se infiltrou, na tarde desta segunda-feira (12), em um protesto de moradores de Nova Era, motivado por grave acidente ocorrido na cidade no dia anterior.
Em claro desrespeito à real motivação do protesto popular, os militantes tucanos tentaram desviar o foco da manifestação distribuindo panfletos que criticavam, com falsos argumentos, o início das obras do governo federal.
O material insinua, por exemplo, que a BR-381 não será completamente duplicada e tenta desqualificar o projeto. Tal atitude demonstra, mais uma vez, a falta de compromisso com a verdade por parte do PSDB, que segue valendo-se de factóides com objetivos eleitoreiros.
Contrariando o que diz o panfleto tucano, a assinatura da ordem de serviço garante o início imediato das intervenções federais que irão contemplar todos os 303 km de extensão da rodovia. Já há algumas semanas, os canteiros de obra vem sendo montados ao longo da BR-381.
As obras contemplam a construção de 5 novas pistas, a renovação das antigas serão renovadas, 5 novos túneis, 34 pontes e 66 viadutos e mais 31 passarelas e 150 paradas de ônibus, que irão beneficiar a população. A obra tem como uma das principais metas a redução de até 60% no número de mortes registrado na BR, segundo relatório estatístico do DNIT.
Um empreendimento de tamanha importância deve ser tratado com a devida seriedade e com devido respeito. Não pode ser objeto da mais baixa exploração política. O PT repudia as reiteradas tentativas tucanas de confundir a população."
Resposta
Às 19h30, a Superintendência Central de Imprensa do governo do Estado de Minas Gerais respondeu a algumas das acusações com uma nota. Veja também na íntegra:
O governo do Estado de Minas Gerais esclarece que a obra do Anel Rodoviário de Belo Horizonte sempre foi e continua sendo de responsabilidade do governo federal. Como forma de tentar desemperrar a execução desta importante obra para a capital mineira – que foi prometida pelo governo federal desde 2003 –, o governo mineiro se ofereceu para elaborar o projeto de engenharia do empreendimento. O projeto foi concluído. No entanto, o Dnit até o momento não liberou o DER/MG para fazer a licitação da obra. O órgão federal havia sugerido que fosse feita a licitação pela modalidade de RDC integrada. No entanto, conforme legislação a respeito, este tipo de licitação só se aplica quando não há projeto de engenharia, o que não é o caso. Mais uma vez, afirmamos que o projeto está pronto.
Importante destacar, ainda, que, ao contrário do que foi dito, até o momento, o governo federal não repassou ao governo do Estado nenhum centavo para execução das obras do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, já que os recursos são liberados à medida que a obra vai sendo executada.
Metrô
Em relação ao metrô de Belo Horizonte, primeiro é importante destacar que a previsão de recursos federais são para a extensão da linha 1 e a construção da linha 3. Ao contrário do que foi dito pelo governo federal, a linha 2 será feita por Parceria Público Privada. Informamos, ainda, que os projetos estão prontos, dentro do prazo estabelecido, que é neste mês de maio.
Portanto, o governo de Minas Gerais está cumprindo rigorosamente todos os compromissos assumidos também com relação ao metrô de Belo Horizonte.
Vale lembrar, que, novamente, na tentativa de colaborar para que essa outra importante obra também saísse do papel, desde 2008, o governo do Estado se ofereceu para agilizar esse processo. Entretanto, somente em abril de 2013, cinco anos depois, o governo Federal assinou o Termo de Compromisso para a primeira etapa de transferência de recursos destinados exclusivamente à elaboração de projetos de engenharia.
Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/dilma-e-governo-de-minas-trocam-farpas-sobre-obras-do-anel-rodovi%C3%A1rio-1.843754
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