quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Professor da UFMG será o substituto de Pimentel no governo Dilma

Mauro Borges, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, é o preferido do ministro; ministro petista já confirmou que deixa o governo ainda neste mês para iniciar a pré-campanha ao governo de Minas

Brasília. Depois de enfrentar dificuldades para encontrar um empresário para o lugar do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT-MG), a presidente Dilma Rousseff decidiu nomear o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, para assumir a pasta interinamente.

Professor da UFMG, Borges era o nome preferido de Pimentel para substituí-lo até a presidente decidir buscar um empresário para o posto, que ficará vago com a candidatura do ministro ao governo de Minas.

A expectativa de Pimentel é que Borges, levado para o governo por ele, seja mantido no posto. Contudo, a presidente Dilma Rousseff tem um enorme abacaxi para descascar em sua reforma ministerial, que deve contemplar partidos da base que ameaçam se rebelar, principalmente o PMDB.

Dilma chegou a convidar para a vaga de Pimentel os empresários Josué Gomes da Silva (da Coteminas), filho do ex-vice-presidente falecido José Alencar, e Abílio Diniz (da BRF), que não aceitaram o convite. Josué deve ser lançado candidato ao Senado pelo PMDB mineiro, formando chapa com Pimentel.

O ministro petista já confirmou que deixa o governo ainda neste mês para iniciar a pré-campanha ao governo de Minas. Seu nome será lançado informalmente amanhã em um evento com a participação do ex-presidente Lula.

De Belo Horizonte, Lula seguirá em caravana pelo Estado levando os nomes de Pimentel e de Dilma.

Perfil

Formação. Mauro Borges é doutor em economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado nas universidades de Illinois e de Paris.

Atuação. Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal da UFMG e pesquisador do CNPq.

Biografia. Natural de Cássia, Sul de Minas, é presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/professor-da-ufmg-ser%C3%A1-o-substituto-de-pimentel-no-governo-dilma-1.788007

Nenhum comentário:

Postar um comentário