Com as definições do governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), sobre seu secretariado, fica aberta a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2016. O futuro gestor do Estado escolheu o deputado federal Miguel Corrêa (PT) para ficar à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbanas e Gestão Metropolitana (Sedru). Dessa forma, Pimentel deixa claro que o parlamentar é um dos nomes mais cotados para disputar a administração municipal da capital mineira pelo grupo liderado pelos petistas. Afinal, ele terá influência sobre as principais decisões relativas a BH e Região Metropolitana.
O ex-secretário Nacional de Atenção à Saúde Helvécio Magalhães (PT) é o preferido de Pimentel para assumir a pasta da Saúde. Porém, Helvécio teria interesse na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Em ambas, o petista teria visibilidade para se projetar também como potencial nome para disputa em 2016.
Do outro lado, o PSDB estuda um nome de consenso para entrar forte na corrida pela capital mineira. A experiência com a campanha de Pimenta da Veiga, este ano, para eleição estadual mostrou que um nome que gera conflitos não leva aos resultados esperados.
Nos bastidores do grupo político liderado pelos tucano, três nomes estão praticamente consolidados como os mais prováveis: o senador eleito Antonio Anastasia (PSDB), o deputado federal João Vítor Xavier (PSDB) e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV).
“Anastasia é o candidato mais forte, a questão é saber aonde ele pode desempenhar um papel mais adequado para o grupo, como senador ou como prefeito de BH, uma capital importantíssima, estratégica para qualquer perspectiva que o PSDB tenha para 2018”, disse uma fonte que prefere o anonimato.
De acordo com essa fonte, o segundo nome mais forte seria o do vice-prefeito Délio Malheiros pelo prestígio que tem com o senador Aécio Neves (PSDB). “Ele abriu mão da candidatura a prefeito a pedido do Aécio para ser o vice do Marcio Lacerda. Esteve, a todo momento, apoiando a candidatura do Pimenta e do senador. Aécio é muito grato”.
Aécio Neves e o prefeito Marcio Lacerda devem bater o martelo sobre quem disputará a Prefeitura de BH em 2016 pelo grupo político que lideram. Apesar de a intenção do grupo ser a de não trabalhar muito tardiamente um nome, o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcos Pestana, diz que esta não é a preocupação da legenda agora.
“Estamos preocupados em nos estruturar para representar os 48% que votaram em Aécio. Em 2015 teremos uma crise econômica severa, precisamos colocar às claras o escândalo da Petrobras, organizar o PSDB para fazer uma oposição forte e qualificada para o fortalecimento da democracia, e atender os anseios da população que votou no senador. 2016 nós vamos cuidar em 2016”, disse.
O PMDB também teria a pretensão de lançar candidatura própria para a próxima eleição municipal, depois de ter conquistado a maior bancada no Congresso, dez cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas e sete governadores no país. Mas lideranças peemedebistas dizem que a ideia é manter a aliança com o PT.
Eros Biondini (PTB) lança sua candidatura
Diante das especulações de possíveis concorrentes à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2016, um provável candidato já acena intenção de participar do pleito. Por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, o deputado federal Eros Biondini (PTB) se adiantou ao colocar seu nome na disputa.
“Seria uma alegria muito grande disputar as próximas eleições para prefeito. Sinto que pela minha trajetória parlamentar estou preparado e disposto a fazer o melhor para a minha cidade”, afirmou o deputado.
Em conversa com o Hoje em Dia, o deputado disse que o comunicado foi uma resposta “às sondagens” que naturalmente são feitas em torno do seu nome. “É algo óbvio (sua candidatura) pela minha presença em Belo Horizonte, meu histórico na cidade, atuação política em prol da capital. Estou encarando isso como algo natural e provável, já que nas duas últimas eleições para prefeitura de alguma forma também estive presente. Não posso me furtar”, disse.
Eros Biondini foi reeleito esse ano como o oitavo deputado federal mais bem votado de Minas Gerais, com mais de 179 mil votos, e integra a bancada religiosa na Câmara dos Deputados. Formado em medicina veterinária pela UFMG, Eros foi eleito pela primeira vez em 2006, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em 2008, Biondini foi candidato a vice-prefeito na chapa do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB).
Para o pretenso candidato, a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte será muito “participativa”. “Eu acredito que teremos uma eleição muito importante em 2016. Aqueles que estão realmente envolvidos no dia a dia da cidade, aqueles que têm atuação frequente vão querer dar sua contribuição de alguma forma. Será uma eleição muito participativa”. Contudo, ele diz que ainda é cedo para falar de coligações e alianças para o futuro.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/aberta-a-corrida-pela-prefeitura-de-belo-horizonte-1.280950